Mensalão


Após um longo período afastado do blog, volto com um tema bastante presente nos jornais e em toda a mídia durante os últimos meses. O mensalão. O julgamento de um dos maiores esquemas de corrupção de nosso país – do qual temos conhecimento, pois existem muitos – que até então vai se mostrando justo.
O mensalão foi um esquema de corrupção do qual o povo tomou conhecimento após ser delatado por Roberto Jefferson (ex-presidente nacional do PTB), que também foi julgado e recebeu a condenação de 7 anos e 14 dias de prisão. Os artistas principais da peça são o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, responsável pelas operações do esquema, e José Dirceu, considerado o chefe do esquema. Marcos Valério foi condenado a 40 anos, 2 meses e 10 de prisão, enquanto Dirceu recebeu pena de 10 anos e 10 meses.
O processo mais longo da história do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou 25 dos 37 réus, entre eles, nomes conhecidos como Kátia Rabello (presidente do Banco Rural, condenada a 16 anos e 8 meses de prisão), José Genuíno (ex-presidente nacional do PT, condenado a 6 anos e 11 meses de prisão) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT, condenado a 8 anos e 11 meses de prisão).
Mas no que, de fato os brasileiros devem se atentar após os julgamentos?
Os brasileiros devem se atentar a certas ações que pessoas de má conduta, já provada e até mesmo julgada, estão tentando realizar. Como é o caso de José Dirceu, que iniciou uma agenda de viagens pelo Brasil para mobilizar movimentos sociais em sua defesa. Um ato que demonstra sua tamanha falta de vergonha ao mentir para toda uma nação. Uma de minhas preocupações é deixar claro que não sou a favor de partido algum. Falo isso, porque o povo também deve se atentar ao PT (Partido dos Trabalhadores), que em 14 de novembro divulgou uma nota com a oposição oficial do partido sobre o julgamento do mensalão.
Na nota divulgada pela Comissão Executiva Nacional do PT, o partido acusa o STF de dar “estatuto legal a uma teoria nascida na Alemanha nazista, em 1939, atualizada em 1963 em plena Guerra Fria e considerada superada por diversos juristas” para condenar José Dirceu. Uma referência à teoria do domínio de fato, segundo a qual quem ocupa posição de comando pode ser responsabilizado por um crime mesmo não o tendo executado. O que, a meu ver, não deixa de estar certo e José Dirceu foi julgado de forma correta e coerente com sua posição no esquema.
O povo brasileiro precisa, imediatamente, deixar de acreditar em contos de fadas, bolsas de auxilio que não resolvem o núcleo real do problema, julgamentos únicos como esse, deveriam acontecer frequentemente e deixarem de ser únicos, pois a corrupção em nosso país é de uma magnitude além da qual imaginamos. Para tapar tal “buraco negro” em nossa nação é preciso mobilizações sociais de impacto, é preciso que o povo se interesse por política de forma real e não apenas assistindo jornal e ir dormir. É necessário e crucial que todos expressem suas opiniões, ou então, continuaremos sendo governados por interesses próprios de quem nós colocamos lá para nos defender e nos garantir o melhor atendimento público e qualidade de vida, mas que só defendem ao seu próprio bem estar.
                                                                                             
                                                                                           
                                                                                           Fontes: 
Jornais - O Estado de São Paulo, Folha

Comentários

  1. Mas do que um simples ato de corrupção,o Mensalão foi um atentado à democracia,como uma tentativa do PT de tomar o controle político de forma praticamente ditatorial.

    Barcos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas