O discurso da intolerância


Vivemos em um país democrático, onde temos total liberdade para expressar nossas opiniões sobre os mais diversos assuntos, principalmente na internet, desde que exista bom senso e sejamos minimamente civilizados. Pois bem, parece que não é bem assim. A democracia de hoje mais parece a democracia da intolerância, onde expressar suas ideias – caso sejam contrárias a de outra pessoa ou grupo – é sinônimo de burrice, falta de estudou ou conhecimento.
Interessante perceber que tal intolerância parte em especial de pessoas que possuem uma ideologia de esquerda, justo essas pessoas que pregam a “busca pela igualdade”, talvez como Trótski que dizia: “Extirpem os contrarrevolucionários sem piedade, tranquem pessoas suspeitas em campos de concentração. Desertores serão mortos, apesar do serviço militar passado”.
A contradição entre o discurso e a ação chega a ser hipócrita na grande maioria das vezes e tudo aquilo que se mostra contrário ao esquerdismo de moda atual é considerado discurso da direita manipuladora e opressora. É cada vez mais evidente a barreira existente entre aquele que conhece a história e sabe interpretá-la e aquele que apenas cospe o que lê em páginas “revolucionárias”.
Muitos assuntos atuais despertam discussões que poderiam ser muito produtivas não fosse a intolerância que impede as pessoas de conversarem de forma inteligente, parece que o importante é fazer barulho.
O que preocupa é falta de vontade em procurar um ponto em comum entre diferentes opiniões e a corriqueira discussão de assuntos que não agregam nada para o futuro da sociedade e desenvolvimento do cidadão. Precisamos lembrar que vivemos em um sistema sólido e assim como disse o pensador franco-argelino Frantz Fanon, “o que importa não é conhecer o mundo, mas mudá-lo”. Nossa geração conhece o mundo na ponta dos dedos, deveríamos nos ocupar em buscar soluções para os tantos problemas existentes ao invés de rosnar ideologias que não levam a lugar algum.

Comentários

Postagens mais visitadas