No caminho certo


Esse ano de 2012 começou com uma medida positiva desencadeada por uma ação conjunta da Prefeitura e do Governo de São Paulo, que colocaram em prática no último dia 03, o Plano de Ação Integralista Centro Legal, que tem como objetivo esvaziar a região da cracolândia.
O plano se divide em três etapas, onde de início é feita a ocupação policial, que irá entre outras coisas proibir o consumo público de drogas. No segundo passo, teremos a ação ostensiva da PM, que na visão da Prefeitura e Estado, irá incentivar os consumidores da droga a procurar ajuda. O último passo é manter os resultados obtidos.
Desde 1990 os paulistanos têm de engolir a existência da região da cracolândia, lar do tráfico de drogas e mãe dos viciados. Pode-se dizer até mesmo que o Governo e a Prefeitura de São Paulo, tardaram em por um fim no que é um dos cenários mais vergonhosos de nossa cidade. O interessante nisso, é que existem pessoas que acham a ação desnecessária e errada, pessoas que acreditam que o viciado irá procurar ajuda sozinho.
As pessoas que criticam e falam que o que esta ocorrendo é “contra os direitos humanos”, que “não se pode usar a força”, estas pessoas deveriam então tentar abrigar em suas casas um viciado, ou ao menos tentar ajudar a levá-los a um centro de reabilitação. Talvez dessa forma, pessoas que dizem “estar ocorrendo um ato de tortura” (como já li em outro blog do portal Terra) percebam que em 98% dos casos o uso da força é o único meio de obrigá-los a ter ajuda médica. O que não pode ocorrer, é o não cumprimento do que esta no projeto, que é o de encaminhar o usuário de droga a um centro de reabilitação e proporcionar a ele um atendimento médico que lhe proporcione o retorno a sociedade.
Outro ponto delicado é a questão da migração de viciados e traficantes para as localidades próximas. Neste ponto é importante que realmente exista uma organização da polícia para impedir que esta operação se torne uma “Hidra de Lerna”, que ao cortar uma cabeça surgem duas.
Sem dúvidas a operação que esta acontecendo na cracolândia é um passo importante contra o tráfico de drogas e com certeza irá trazer benefícios a região, desde que seja efetuada e coordenada com seriedade e não deixe que esses marginais se espalhem por outras regiões ou retornem a cracolândia.
Acredito que o tempo de tratar viciado e traficante como crianças que não sabem o que fazem já acabou, infelizmente em alguns momentos é necessário e compreensivo o uso da força para fazer prevalecer o bem e os direitos da maioria, maioria essa trabalhadora que acaba sendo afetada pela criminalidade de viciados que querem sustentar seu vicio.

Fonte de notícias: UOL Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas