Cultura do estupro ou libertinagem?


Na última semana, o caso da garota Valentina de 12 anos, participante do programa MasterChef, vimos ela ser citada em meios de comunicação de forma ofensiva e até mesmo criminosa. Muitos aproveitaram a oportunidade para falar em “cultura do estupro”, mas na verdade não estariam confundindo com um problema oculto na sociedade atual, chamado libertinagem?
A liberdade de expressão crescente e incontrolável, atrelada a falta de bom senso e o uso de uma forma podre de humor, sem filtro e penalidades, vem dando margem para fatos como o ocorrido com Valentina. Uma criança que aos doze anos é sim, vítima de uma cultura sem limites e não cultura do estupro, este sendo um estereótipo criado para hostilizar todo um grupo, de forma errada e exagerada.
O que presenciamos é reflexo de uma sociedade sem parâmetros e valores, que associa a liberdade de expressão a um conceito errado de falar o que bem entender sobre temas diversos, é a cultura de “pegar onda” na piada estúpida achando que está sendo divertido, é a cultura do não pensar!
Infelizmente, parte da sociedade brasileira já demonstrou em diversas ocasiões uma incapacidade enorme de lidar com a liberdade de expressão e de pensamento, muitos ainda não entenderam o conceito de liberdade, outros querem transformar em regra as exceções e muito poucos são os que pensam!

Comentários

Postagens mais visitadas