FALAR SEM SABER: REESTRUTURAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SP
Nós brasileiros, temos o
infeliz hábito de julgarmos precipitadamente tudo aquilo que soa diferente ou
nos é empurrado, muitas vezes não temos nem a capacidade de pesquisar o mínimo
possível antes de julgarmos, compartilharmos e espalhar dados e notícias
falsas. É exatamente o que está acontecendo com a reestruturação da rede de
ensino público no Estado de São Paulo.
Na última quinta-feira
(15/10), estive presente em palestra ministrada pelo Chefe de Gabinete da
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Fernando Pádula, onde este
explicou e desmentiu os tantos boatos e exageros que a APEOESP e outros estão
causando, como verdadeiros baderneiros que estão demonstrando ser.
Os dados demográficos de
nosso país vêm demonstrando um decréscimo da população em idade escolar e em
São Paulo não é diferente. Sendo assim, existe um excesso de carteiras vazias e
espaços mal aproveitados.
A reorganização é
saudável e simples, as escolas serão segmentadas por ciclos, ou seja, as
crianças serão separadas dos adolescentes e assim ganham ambas, com o foco
administrativo da escola em um único público da mesma faixa etária. Escolas com
ciclo único são uma ótima opção para que alunos mais velhos não influenciem os
mais novos e ainda proporciona aos professores que o cumprimento de sua carga
horária seja feito dentro da mesma escola, uma vez que a oferta em um prédio de
ciclo único possibilita isso, evitando deslocamentos e desgaste do professor.
Além disso, os alunos
realocados não estarão distantes de um raio máximo de 1,5 km e todas as
realocações respeitaram o limite de 3 km para transporte do aluno. Outro boato
é o de que o número de alunos por sala irá aumentar, mentira! Permaneceram os
números de 30 alunos para o ciclo 1, 35 para o ciclo 2 e para o ciclo 3, 40 alunos por sala.
Provavelmente teremos
prédios ociosos com a reestruturação, eles poderão ter três destinos: se
transformar em creches em parceria com a prefeitura, tornarem-se ETEC ou FATEC.
As estimativas são de que
sejam abertas 2.956 classes atualmente desocupadas, aumento de 25% de escolas
de segmento único e diminuição de 20% de escolas de três segmentos.
A conclusão é a de que o Governo do Estado de São Paulo está fazendo o que é certo e que os causadores de tumulto deveriam ter vergonha de utilizar até mesmo crianças, para exercer o trabalho sujo de tentar transformar em ruim algo que trará benefícios. Por tato, vamos entender, vamos estudar, escutar e refletir, antes de falar e compartilhar o que não sabemos.
Agora eu entendi o sentido da expressão; "Vcs me dão nojo!"
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