Educação: Falta de interesse do aluno ou do professor?


A situação da educação em nosso país chega a ser lamentável, o país auto-suficiente em petróleo, participante do G-20, membro do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), retrata um quadro desapontador no que se diz respeito à educação. Quais seriam as causas para essa deficiência que teimam em não querer resolver da maneira certa? Falta de interesse do governo, do professor, do aluno, do povo, ou uma mistura de todos esses grupos?
A resposta pode não ser simples mais é fácil perceber que a educação ainda não foi tratada com a atenção que merece. É claro que não podemos desprezar os avanços sofridos na área da educação, mas também não podemos ignorar o fato de que pouco foi feito e muito ainda há para se fazer.
Sendo um pouco mais agressivo eu irei falar sobre a falta de interesse que alunos e professores demonstram na maioria das instituições públicas de ensino do nosso país. A falta de interesse pode ser causada por diversos motivos, por exemplo, um aluno que sabe que mesmo com notas insatisfatórias e um fraco rendimento escolar será passado de ano, empurrado para a série seguinte, então por que ele iria estudar sabendo que será aprovado sem esforço algum? O aluno que tem um (até mesmo mais que um) professor que falta com frequência e quando comparece, executa uma aula de péssimo nível, isso quando de fato a aula é executada. Este aluno não tem em seu próprio professor um exemplo.
O mais interessante em tudo isso é que o mesmo professor que nega aos seus alunos uma aula de qualidade que lhes é de direito, participa de greves ridículas para aumento de salário, com uma cara de pau tremenda.
Por outro lado, existe o aluno desinteressado por motivos de classe social, estudos da Fundação Getúlio Vargas afirmam que 35% das desigualdades sociais brasileiras podem ser explicadas pela desigualdade no ensino. Muitas vezes a educação moral recebida em casa é precária e deficiente em diversos pontos e a escola que deveria concertar isso acaba piorando a situação por não impor autoridade suficiente para reeducar estes alunos.
Um dado alarmante é o publicado pela UNESCO em 26 de outubro de 2006, onde o Brasil é colocado na 72º posição, em um ranking de 125 países. Com a velocidade de desenvolvimento atual, o Brasil só atingira o estágio presente de qualidade os países mais avançados em 2036.
O problema da educação somente será solucionado quando o povo, ainda adormecido nessa questão, começar a cobrar duramente o governo para ocorrerem mudanças, a conscientização de pais, filhos e professores é crucial para que se possa melhorar a situação, ambas as partes devem colaborar ou continuaremos na ignorância em que vivemos.

Comentários

  1. Estou criando um blog com o proposito de discutir e expor as falhas, espero que se interesse. Ainda estou trabalhando o texto da primeira postagem. Mas também estou procurando outros blogs relacionados para formar uma rede de links ou algo assim. O intuito é massificar a discução e consolidar a ideia de que há um problema e de que é necessário se importar com isso e buscar soluções.

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  2. Com certeza estou enteressado em seu blog, a idéia de uma rede de links é muito boa e ótima para difundir as ideias. Obrigado por visitar meu blog.

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  3. Acredito que se faz necessário você visitar algumas escolas, posteriormente poderá se assim desejar ainda chamar os professores de desqualificados de forma generalizada. Não se pode ensinar, crianças indisciplinadas, as quais muitas vezes vem à escola a procuara de uma refeição e por sua vez faz o professor e os demais alunos reféns de sua revolta pessoal e social. Ao mesmo passo em que nas escolas falta giz, livros, réguas, lápiz, xerox, dentre outros materiais, o SALÁRIO do professor que é PEQUENO SIM, muitas vezes é utilizados para COMPRAR os materiais que falta para fornecer ao alunos uma educação de qualidade.
    Mediante a isso não é errado querer ser melhor remunerado, quando temos de estudar o tempo todo e nosso trabalho não fica apenas dentro da escola mas nos acompanha aos nossos lares.
    Enfim conheça a realidade da educação brasileira e posteriormente poderá escrever algo veridico e mais apreciável.

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  4. Me desculpe se em meu texto deu a entender que toda a classe do professorado seja desqualificada, de forma alguma tenho tal pensamento, reconheço é que falta vontade do governo em dar a estes professores um meio de trabalho digno. Mas todos sabemos que existem professores que não estão na escola para ensinar aos seus alunos o melhor que eles podem aprender, estão ali apenas pelo salário. Existe também a falta de interesse do aluno por diversos motivos e que muitas vezes acaba deixando os professores de mãos atadas frente a algumas cituações.

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  5. Existem, sim, professores com o perfil que você colocou: faltantes, com pouco interesse, com uma aula de baixa qualidade. Contudo, o aluno com notas baixas é aprovado não pela vontade de seus professores, mas sim por culpa do sistema, que impõe às escolas percentuais máximos de reprovação (para gerar índices internacionais). Concordo com você que, em tudo, vale a lei do menos esforço: para que estudar se eu vou ser aprovado do mesmo jeito?
    O problema está no depois. Minha diretora costuma dizer que o mundo corrige, que o mercado de trabalha fará o papel de reprovar aqueles que não fizerem por merecer. Mas isso já se reflete na sociedade: as empresas contratam profissionais despreparados, preguiçosos, mal humorados, porque não encontra gente competente. E a culpa é do sistema educacional, sim.
    Os poucos professores que tem paixão pelo que fazem, que tem vocação, estão trocando de área por causa dos inúmeros problemas encontrados. Afinal, quem é bom professor, geralmente consegue ser bom profissional em outras áreas também. E os alunos tem que se contentar com os que ficam - sejam eles bons que ainda não saíram, ou maus que são acomodados.

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