Falta de Organização
Mal começamos o ano e o Brasil já apresenta problemas que, mais uma vez, poderiam ter sido evitados antes que resultassem em tamanho número de mortes e imagens lamentáveis de pessoas que perderam tudo devido às fortes chuvas que arrasaram muitas áreas do nosso país.
No momento, a tragédia que teve um saldo maior de morte e destruição, foi a ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro. Hoje, completa-se uma semana desde que ocorreu a tragédia e ainda são encontrados os corpos das vitimas. De acordo com o portal UOL, o número de mortos já passa de 700. Segundo a Defesa Civil do Rio de Janeiro, as chuvas afetam um total de 94.926 pessoas no Estado.
O que é mais intrigante em tudo isso é o porquê de tamanhas tragédias não terem sido evitadas, o porquê de os institutos metereológicos não terem avisado as cidades que seriam atingidas pelas chuvas a tempo de seus prefeitos avisarem a população, o que evitaria tamanha tragédia. Em outros países como a Austrália, que enfrentou uma de suas piores enchentes o número de mortos foi de 24 pessoas, isso deixa muito clara a diferença entre um país devidamente organizado e outro que se diz tão grande e se mostra um leigo diante de tragédias que poderiam ser evitadas com simples medidas do governo.
O fato é que esta não foi a primeira vez que tamanha destruição ocorre nas regiões serranas do RJ, e mesmo cientes dos riscos as autoridades nada fizeram desde o ano de 1964 quando em Nova Friburgo, região mais afetada, uma grande quantidade de chuva provocou a morte de pessoas na região. O mesmo pode ser dito das cidades de Teresópolis, Petrópolis, Cordeiro e Santa Maria Madalena.
Esses acontecimentos são de se estranhar, pois são bilhões e bilhões de reais gastos em construções, muitas desnecessárias. Os governantes enchem o peito para falar de seus prédios vazios e o que é até mesmo irritante, é ter de ouvir presidentes falando que o Brasil logo será desenvolvido. Um país onde a educação é precária, o saneamento básico é ridículo em muitas regiões, a pobreza ainda se encontra em um patamar indesejável, e um país onde os políticos governam para o seu próprio bolso e não são capazes ao menos de proporcionar uma vida digna aos tantos brasileiros, que são atingidos injustamente pela falta de interesse e de respeito das pessoas que eles, brasileiros que acreditam em um homem ou em uma mulher sobre um palanque, depositaram seu voto no dia de eleger o próximo ilusionista.
Infelizmente o que a “novela das oito” mostra não é a realidade que deveria ser mostrada para o brasileiro.
Comentários
Postar um comentário