Será que eles querem voltar?


Recentemente o novo ministro da Ciência e Tecnologia, que apesar de não ter ganhado a disputa pelo governo do Estado de São Paulo acabou ficando com uma ótima fatia do bolo, Aloísio Mercadante, anunciou um projeto de bolsas de estudo para tentar trazer de volta ao Brasil pesquisadores que foram procurar melhores oportunidades fora do país.
O programa é apelidado de Bolsa Sanduíche, é isso mesmo, Bolsa Sanduíche. Deixando de lado o nome de mau gosto e falando do que realmente importa, o programa funciona com a visão de trazer pesquisadores que foram ao exterior em busca de melhores condições e melhor reconhecimento, já que aqui não aconteceu. O governo propõe aumentar o valor das bolsas oferecidas no Brasil e maior quantidade de incentivos para os pesquisadores que retornarem.
O projeto esta em fase final de analise e logo será lançado. Parece que depois de anos o Brasil reconheceu um de seus maiores erros, a falta de melhores incentivos para manter nossos pesquisadores aqui, em seu próprio país, ao invés de deixá-los ir desenvolverem pesquisas para outros países como o Estados Unidos, onde vivem mais de três mil pesquisadores brasileiros que dão aulas em universidades.
Mais nem tudo são rosas, esperamos que o que irá ser apresentado não seja algo ridículo, mas sim um projeto que apresente números que realmente demonstrem o interesse verdadeiro do governo em trazer nossos pesquisadores de volta para casa.

Comentários

Postagens mais visitadas