Egoísmo

 
Na última quarta-feira (11) foi publicado na Folha de São Paulo a noticia de que o governo de São Paulo não irá mais realizar a obra do metrô na Avenida Angélica (Higienópolis), após a Associação Defenda Higienópolis reunir 3.500 assinaturas contra a realização da estação no local.
Após a noticia o presidente da entidade Defenda Higienópolis, o EMPRESÁRIO Pedro Ivanow, declarou que “prevaleceu o bom senso”. É claro que para ele que anda de carro e não precisa utilizar de condução pública o bom senso prevaleceu, mas este mesmo empresário não pensou em seus empregados que moram em outras regiões e precisam chegar a seus serviços nessa região. Estou falando de domésticas, porteiros e manobristas que pelo o que tudo indica são vistos com grande desprezo por essas 3.500 pessoas que assinaram esse papel burguês. Vale citar também a declaração de um morador de Higienópolis em entrevista à Folha de São Paulo. “Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações de metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada...”
A promotoria de São Paulo decidiu investigar o fim da estação Angélica do metrô. O promotor Mauricio Antonio Ribeiro Lopes pediu esclarecimentos ao Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. "Quero saber se ele cedeu a uma pressão da elite ou se a questão foi técnica. Se a questão foi de quem pode mais chora menos, é um absurdo para a cidade."
Esperamos que essa minoria burguesa não atrapalhe as obras de melhoria para São Paulo com desculpas tão racistas como as que foram dadas, como por exemplo chamar as pessoas que carregam o país nas costas de “gente diferenciada”.
Abaixo alguns comentários feitos por leitores do portal UOL.

“Os moradores estão pensando somente neles, mas esquecem ou são indiferentes a empregadas domésticas, porteiros, manobristas, balconistas, faxineiros, seguranças, e outras tantas classes de trabalhadores que vão trabalhar diariamente em ônibus desconfortáveis e abarrotados. São pessoas egoístas, afinal andam de carro importado por que se preocupar com os empregados da região?”
                                                                                               
“Como pode uma meia dúzia de pessoas egoístas, mudarem uma obra que iria beneficiar o povo (Só mesmo no Brasil a onde estes políticos só pensam neles e nessa meia dúzia)”

“Uma minoria convence o governo a mudar um projeto que beneficiaria a maioria. Não há trabalhadores em Higienópolis? O Metrô não facilitaria a vida de quem trabalha e estuda por lá? Como é que meia dúzia de burgueses protestam e o projeto muda?”

Comentários

  1. Eu acho que os moradores estão certos sim!
    Esse povinho que anda de metro ja esta acostumado com a vida que tem.

    Absurdo é esse povinho,que nunca pegou em um livro na vida,ser beneficiado com o dinheiro público!

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe, mas terei de descordar de suas afirmações. Você se esquece de que esse "povinho" também paga imposto e tem todo o direito de ser beneficiado com o dinheiro público, assim como você que tem um pensamento altamente burguês e extremamente fora da realidade mundial, porque pelo o que eu tenho conhecimento todos que pagam impostos tem direito a qualquer beneficio público em qualquer parte do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns defensor das classes ignorantes!
    O que você não entende,é que um lugar de nível como o bairro de Higienópolis não merece um metro!O metro traz junto consigo esse povo ignorante e sem educação.

    O Estado tomou a melhor desição,esse povo de metro não pode estraga um bairro tão bonito como Higienópolis.

    ResponderExcluir
  4. Sim, sou defensor mesmo porque pessoas como o senhor ou senhora, tratam essa classe trabalhadora e justa que necessita de facilidades em suas vidas, como uma gente que não precisa de nada, mas você se esquece que só tem privilégios por causa dessa classe trabalhadora e o único ignorante nessa história é o senhor e as pessoas que se mostram com uma mentalidade totalemente ultrapassada em um país que não sairá do estágio de subdesenvolvido enquanto pessoas com essa mentalidade existirem.

    ResponderExcluir
  5. Caro Rafael.
    Você ainda é jovem,e pouco entende das coisas.
    Quem escoheu ficar nessa situação são os próprios pobres.Toda eleição eles,que são a massa,escolhem (muito mal por sinal) nossos políticos.E ,portano,merecem sim estar nessa situação!
    O Brasil só vai melhorar se os pobres se consientizarem sobre o voto,ou se essa classe for expulssa de nosso país!

    ResponderExcluir
  6. desculpas também sr.(a) que defende a postura dos habitantes de Higianópolis, tenho culto conhecimnto de que nem sempre o tranporte público é tratado como "só para pobres", o bairro é um bairro muito bom sim! Mas nem só os ricos o frequntam! Deveria ter vergonha de falar assim com as pessoas de baixo nível social! não é porque é pobre que tem que ter o acesso ruim para ir ao trabalho! A questão é que nem todos acham importante ler um livro! O que vc pode fazer? Nada! issonão é um problema seu! E sim do país que tria que o resolver! Afinal vc não pode controlar umanaçã! U.u

    Agora é sim egoísmo dos moradores. Nada que uma boa organização e um bom policiamento na região para que pessoas de más índoles não agridam o bairro! afinal ladrão pode ser rico ou pobre, depende dos olhos de quem vê!

    ResponderExcluir
  7. Olha Rafael preciso concordar com o(a) Anônimo 1, porque, sinceramente, a maior massa eleitoral do Brasil são os assalariados de baixa renda, e escolhem os piores políticos para o nosso país. E concordo que não precisa de metrô num lugar desses.
    Anônima2

    ResponderExcluir
  8. Neste ponto de vista em que o senhor diz que a escolha de nossos políticos é ruim eu concordo plenamente, o povo ainda não sabe votar com consciência, mas a questão é que essa obra iria trazes muitas facilidades e não seria somente no Brasil que bairros nobres teriam linhas de metrô, um exemplo é a Europa onde suas linhas de metrô passam por bairros nobres sem acabar com o glamur do local. Uma última observação, se essa classe for expulsa de nosso país nós não mais seremos um país.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço por ter lido meu blog e prezo para que continue lendo, afinal nem todos temos o mesmo ponte de vista. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Anônima 2 novamente
    E por que você não pegou os comentários do Uol que são contra as obras do Metrô?? Democracia rapaz! Que foi o que aconteceu!

    ResponderExcluir
  11. caro sr.(a) que fez uma postagem anteriormente! me responde o que seria da lei de MATHUS se a classe pobre fosse expulsa? Vc não passa de um pobre de cultura! vc vive em um mundo que todos nós somos iguais perante a lei!

    ResponderExcluir
  12. E não queira comparar a Europa com o Brasil, tenha bom senso na próxima!

    ResponderExcluir
  13. Acho que todos concordamos que o maior problema ainda é a má escolha de nossos representantes, mas quando surge algo bom temos que fazer com que isso se realize, é o meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  14. O bom senso eu tenho e este comentário não foi somente meu, se continuarmos com a idéia de marginalizar o pobre cada vez mais nunca será possível tirá-lo dessa situação.

    ResponderExcluir
  15. Em resposta a Anônima 2, peguei sim argumentos de pessoas que são contra a construção da estação, o comentário está em negrito no corpo do texto postado.

    ResponderExcluir
  16. Não é ideia de marginalização. Muitos têm a oportunidade nas mãos, e fazem o quê? Jogam fora. Todos temos condições de chegar a algum lugar, basta querermos.

    ResponderExcluir
  17. Caros Colegas.
    Vocês ainda não entenderam a questão.
    Eu moro próximo ao bairro Higienópolis.
    É um bairro muito agradável,e é comprovado que onde tem metrô tem gente de baixo nível.
    Eu não quero ver mais um bairro ser tomado por essa gente.

    Alberto

    ResponderExcluir
  18. Sim, basta querermos, o senhor há de concordar comigo que nosso país não fornece para as classes baixas verdadeiras oportunidades, mas sim meios de SOBREVIVÊNCIA, existem muitas coisas a serem mudadas em nosso país.

    ResponderExcluir
  19. as pessoas acham qu pobre é sinônimo de ignorância, isso não é verdade! o governo esuqece da educação para a classe baixa, que nem uma escola pode proporcionar a nível da capacidade dos seus filhos... e ainda tem uma escola ESTADUAL que disputa com escolas particulares no enem! isso é quee ainda estou falando de jovens! o mundo não se renderá a uma burguesia triste como a de hoje! que vejo por esse blog

    ResponderExcluir
  20. Estava claro que o senhor é morador da região e que a sua ideologia é de "proteção" contra pessoas de baixo nível, mas pense nas pessoas de baixo nível que trabalham ou estudam nessa localidade.

    ResponderExcluir
  21. "a gente não quer só comer! a gente quer comr e lazer" < esse é o pensamento de pessoas que buscam o mlhor para si! como elas podem viver bem em um mundo que nãogira da mesma forma para todos? O abirro precisa do metrô sim!

    ResponderExcluir
  22. Tem gente defendendo o capitalismo selvagem!Essa ideia de que todos tem oportunidade é historia pra boi dormi!



    Bruno

    ResponderExcluir
  23. O bairro precisa de metrô sim! As pessoas tem que entender que no brasil não existe apenas a classe rica e lidar com as diferenças faz parte, TODOS tem os mesmos direitos

    ResponderExcluir
  24. Agradeço muito todos os comentários, de ambos os posicionamentos ideológicos sobre a questão abordada e peço pra que continuem a ler o meu blog. Muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  25. porque voce nao faz um vlog(video blog)?
    parabéns pelo blog continue assim!

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pelo elogio e estou pensando em começar um vlog, e é claro que irei considerar ainda mais a idéia.

    ResponderExcluir
  27. São aceitáveis boa parte das opiniões até agora apontadas, e embora sejam até controversas, não acredito que se excluem, se invalidam. O que eu quero dizer é ambos os lados têm, até certo ponto, razão.
    Tenho muita experiência com metrô, e é verdade que uma massa de pessoas não muito agradáveis tende a se concentrar ao redor dele. Passo muitos apuros, com medo de ser assaltado ou coisa parecida e/ou pior. Assim como é verdade que o metrô traria muitos benefícios para quem trabalha ou estuda no local da construção.
    Não acho que seja produtivo discutirmos aqui quem está certo ou quem está errado, mas acho que uma visão crítica e menos "partidária" do fato afastaria essa neblina de negligência que assola essa discussão, em que um, cego pela própria opinião, não vê a outra face, por incrível que pareça, da mesma moeda.
    Nesse caso, há pessoas bem-intencionadas e mal-intencionadas, não dá pra generalizar.
    A construção do metrô, em suma, traria benefícios e malefícios, assim como todo processo que se dá em qualquer tipo de ambientem, PRINCIPALMENTE quando envolve o ser humano, imperfeito, volúvel e incerto.

    ResponderExcluir
  28. Você esta maravilhosamente certo e seu comentário foi ótimo, tenho a felicidade de estudar e conviver com você e poder saber das suas opiniões tão sábias quanto essa. Muito obrigado pelo seu comentário e por visitar meu blog.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo seu blog Rafael fico muito feliz em saber que entre os nossos jovens existam jovens de ATITUDE igual a você.
    Continue assim pois saiba que serás um jovem prospero e com um futuro brilhante.

    ResponderExcluir
  30. Rafa...não sei nem oq dizer meu caro...um cara de opnião q defende a classe trabalhadora q precisa levantar as 4, 5 da manha para dar uma condição melhor para a sua familia...coloquei ja nos meus favoritos o seu blog...viva a classe trabalhadora e homens como vc q tem essa visão!!!!

    ResponderExcluir
  31. Sou um emergente na sociedade paulista, e a reação do governo sobre o metro, foi algo de se esperar, pois a alta-sociedade concentra o desenvolvimento.Pense comigo,
    Se você fosse o governo, não iria querer criar conflitos entre seu amigo que lhe apoia nas campanhas e gera trabalhos para o povão, que vai lutar somente para sobreviver.

    Essa conquista da classe burguesa sobre o governo merece uma comemoração de Veuve Clicquot
    Um brinde aos verdadeiros controladores do brasil.

    ResponderExcluir
  32. "Um brinde aos verdadeiros controladores do brasil."
    SIM,UM BRINDE!!É assustadora a maneira em que a burguesia controla o estado.Lembro da manhã em que acordei com essa informação,revoltei-me, chegando à escola,ainda inconformada,chamei "Rafinha....",contei o fato,e em menos de um minuto formou-se um grupo que discutiria o resto do dia tais maleficios (ou não)aos moradores de Higienópolis.
    Mais tarde,assistindo um telejornal,passa a reportagem sobre qual debatemos a manhã inteira...Triste fiquei ,pois aonde estava ninguém lhe deu mais importância do que a novela.
    Realmente falta a iniciativa das classe menos favorecidas,pois em um país que "há gente que não come e há gente que não dorme com medo dos que não comem",falta ouvir o conselho de Marx "Trabalhadores do mundo, uni-vos, vós não tendes nada a perder a não ser vossos grilhões".

    Fernanda Roberta

    PS: Parabéns Rafinha,fico feliz de ter ao meu lado um jovem não alienado e que se procupa com o país.Obrigado,amigo! ^^

    ResponderExcluir
  33. Minha amiga Fernanda, quem tem a felicidade de ter uma amiga como você sou eu, suas palavras passaram a ideia de tudo o que não esta explicito no texto, uma pena que poucos tem o mesmo raciocinio mais isso irá muda.

    ResponderExcluir
  34. precisa posta mais freguentemente mermao

    ResponderExcluir
  35. Hoje mesmo vou postar, daqui a pouco já esta no blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas