Pouco Investimento
Mais uma vez irei falar sobre educação. Desta vez irei abordar este assunto com alguns números dos investimentos em educação para o ano de 2011.
Não é difícil perceber que os valores investidos na educação brasileira são muito inferiores ao que realmente seria necessário para que os alunos não precisem terminar o ensino fundamental praticamente como semi-analfabetos, como acontece em algumas escolas, se é que isso é de fato uma escola.
Com base em dados do portal UOL Educação, em 22 estados o custo por aluno da rede pública para 2011 fica abaixo do mínimo estipulado para se ter educação com qualidade, definido pelo CAQI (Custo Aluno Qualidade Inicial) com base no PIB (Produto Interno Bruto). O valor estimado pelo CAQUI nos primeiros anos do ensino fundamental é de R$ 2.194,56, mas o valor mínimo do estudante da escola pública será R$ 1.722,05. Assim fica fácil entender porque as coisas não funcionam.
O Brasil é um país muito atrasado na educação e não serão somente 5% do PIB que irá resolver este problema de proporções tão grandes. Infelizmente vivemos em um país onde a educação parece não ser vista como prioridade na prática, mas sim como um elemento para embelezar discursos.
Comentários
Postar um comentário