A culpa não é apenas de um


A operação de despejo que teve início as 6 horas do dia 22 de janeiro, na região do Pinheirinho em São José dos Campos, deu o que falar. Uma operação altamente criticada pelo modo bruto que 5.500 pessoas foram retiradas de suas casas pela polícia, a mando da prefeitura da cidade.
Carro blindado, 220 veículos, Tropa de Choque, equipe da ROTA e dois helicópteros Águia, no total, mais de 2 mil policiais, cachorros, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Todo esse aparato para despejar da pior forma 1.600 famílias de suas casas por ocuparem ilegalmente a mais de 8 anos uma área pertencente a massa falida do grupo do empresário Naji Nahas.
É compreensível que é de direito da prefeitura reintegrar a área ocupada de forma ilegal desde 2004, mas a questão é por que a prefeitura antes de despejar essas famílias, não construiu unidades habitacionais para as quais estas famílias poderiam se mudar sem ser preciso ocorrer este fato lamentável que foi o conflito da polícia com moradores. Sem dúvidas, essa foi uma ação muito mal planejada da prefeitura de São José dos Campos, que de uma hora para outra, decidiu retirar todos a força, por que toda essa pressa para reintegrar a área, será que mais uma vez alguém esta ou irá ganhar um incentivo para isso? O que será feito em uma área tão grande? Se já se passaram oito anos, por que não se pôde esperar mais um pequeno tempo até que fossem construídas unidades habitacionais para essas famílias?
Para tudo existem dois argumentos, nesse caso é normal que se questione também por que essas famílias, sabendo que aquela era uma área onde não poderiam ficar, se instalaram e acomodaram-se ali? Pode-se dizer então que ambas as partes estão erradas. A prefeitura por não saber lidar com a população de sua cidade e a população, que por ser acomodada não vai atrás de seus direitos, não cobra de nossos políticos uma melhor situação de vida.
A culpa não foi apenas da prefeitura, a culpa é também do povo que deveria utilizar a mesma coragem e força que utilizaram contra policiais, para protestar, cobrar e exigir de nossos políticos melhores condições de vida. O grande erro da maioria dos brasileiros é achar que apenas os políticos são errados, mas se esquecem que é a sua ignorância e falta de vigor para exigir os seus direitos que nos levam a assistir cenas como as de Pinheirinho.
A frase “Se acham a educação cara, experimentem a ignorância”, pode ser colocada nesse momento, pois é a ignorância que nos leva a tais atos de barbaridade.

Comentários

Postagens mais visitadas