Saúde?
Mais uma vez o assunto é saúde, precária e deficitária saúde em nosso país. Mesmo sendo ciente da situação precária de nossa saúde pública, o Governo Federal é lento e ineficaz quando se trata do assunto.
O Governo gosta de se vangloriar pela criação do SUS (Sistema Único de Saúde), mas a imagem de gigante que o governo montou sobre ele não passa de imagem, só tem tamanho. Em uma pesquisa realizada por Maria Alicia Dominguez Ugá, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com Isabela Soares Santos, constatou que, em termos de financiamento, o Brasil esta longe de promover um acesso à saúde universal e integral.
Enquanto países não muito distantes de nós, como Colômbia, Uruguai e Argentina, que investem respectivamente 18,8%, 17,3% e 13,9% de seus recursos em saúde, o Brasil investe apenas 5,4%, um investimento próximo de países como a Angola (5,3%).
Outra pesquisa, agora do IBGE, mostra que de 2007 a 2009, as famílias responderam por 56,3% das despesas com saúde, ou seja, em média o brasileiro gasta mais que o governo para ter acesso à saúde, a um serviço que deveria ser gratuito e de qualidade. Como se já não fosse o bastante o tamanho descaso do Governo Federal, ainda temos o problema das fraudes em licitações, como o ocorrido no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, onde a impunidade mais uma vez esta ganhando, pois a ação penal contra 48 médicos, empresários e funcionários públicos acusados de fraudes em plantões e em licitações, foi suspensa por meio de uma liminar do Tribunal de Justiça.
A pergunta mais uma vez é a mesma que vem unida à indignação, até quando o brasileiro irá passar por isso calado? A ineficiência do Governo, a corrupção e a impunidade deveriam ser as bandeiras que o povo deveria levantar, para poder derrubar quem esta em postos altos de nosso governo sem nada fazer por seu povo.
Fonte: caosnasaudepublica.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário