Investimento às avessas
No último domingo,
15/10, prestamos homenagens e agradecemos aos professores de nosso país, por
sua nobre missão, o ensinar. Todos sabemos como é difícil exercer determinadas
profissões no Brasil e ser professor é mais do que simplesmente ensinar, é
também desafiar o crime, a falta de suporte nas redes públicas de ensino e a
falta de respeito de pais e alunos.
Além de problemas ridículos
como alguns apresentados, temos o agravante do mal direcionamento dos
investimentos em educação. Sofremos de um mal incomum e preocupante, o
investimento às avessas! Tal anomalia pode ser diagnosticada ao compararmos os
investimentos realizados no ensino de base frente ao ensino superior, uma
diferença que deixa claro o motivo de tantas desistências nos cursos de
graduação, pois um aluno sem embasamento e preparo não possui conhecimento
necessário para concluir um ensino superior com êxito. Visto que muitos destes
desistentes são bolsistas integrais, o fator financeiro está descartado.
De acordo com
matéria publicada na revista Exame,
edição 1136, os investimentos realizados respectivamente no ensino fundamental,
médio e superior foram de: US$ 3.826 milhões, US$ 3.822 milhões e inexplicáveis
US$ 13.540 milhões. Para deixar mais clara a situação preocupante que nos encontramos,
cito a matéria do portal Guia doEstudante, que em pesquisa realizada pelo Instituto Lobo, mostra que 900
mil alunos desistiram de dar prosseguimento em sua graduação no ano de 2009.
Outra pesquisa, dessa vez do próprio MEC (Ministério da Educação e Cultura),
mostra que em 2010, 11,4% dos alunos abandonaram seus respectivos cursos e em
2014 esta fração saltou para 49%.
É necessário cobrar desde o âmbito municipal até o federal, uma mudança imediata nos investimentos educacionais de base em nosso país, caso contrário, teremos em um futuro próximo uma mão de obra qualificada escassa e duvidosa.
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