Paulo Renato Souza
O ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, 65 anos, morreu na noite deste sábado (25) após sofrer um infarto fulminante na cidade de São Roque, interior de São Paulo, onde passava o feriado de Corpus Christi em um hotel da cidade.
Segundo informações da assessoria do governo do Estado de São Paulo, Paulo Renato chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Paulo Renato Souza, nascido em Porto Alegre , era formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Um dos fundadores do PSDB foi Ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2002) e Secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra (entre 2009 e 2010) e no governo Franco Montoro (entre 1984 e 1986). Dentre as suas maiores realizações à frente do ministério da Educação estão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Na década de 80, foi reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na década de 70, Paulo Renato foi especialista das Nações Unidas em questões de empregos e salários. Ele também foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington. Atualmente , o ex-ministro não ocupava nenhum cargo público e atuava como consultor, principalmente em projetos ligados à educação, em empresas da iniciativa privada.
Sem dúvidas um homem com uma vida cheia de conquistas e orgulhos, sempre preocupado com a educação, criador de algo que pode dar certo no futuro, o ENEM. Sem duvidas um projeto que pode ser de grande valia quando um governo comprometido com a educação como era Paulo Renato estiver no poder.
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário