É tudo uma grande festa!
Na edição de maio da revista VEJA foi publicada uma reportagem sobre as obras para a Copa do Mundo de 2014. A reportagem trás dados das quantias absurdas de dinheiro que estão sendo gastas para a construção ou reforma dos estádios.
Sendo de fato o que nos interessa os valores absurdos, vamos a eles. Começarei, certamente pelo mais polêmico e absurdo de todos, o Maracanã. O investimento total para a reforma do Maracanã esta avaliada em nada mais nada menos do que 957 milhões de reais, isso seria suficiente para construir um novo estádio, até o momento foram investidos 26 milhões de reais. Outro exemplo é o Estádio Nacional-DF, este avaliado em 670 milhões de reais, com 45 milhões já investidos.
Outro dado interessante é o que diz respeito aos empréstimos concedidos pelo BNDES para as obras da copa. De acordo com a reportagem da revista VEJA, o BNDES concordou com o empréstimo de 1,9 bilhões de reais, tendo emprestado até o momento seis milhões de reais.
É no momento que leio e tomo conhecimento de tais informações que me lembro da frase da musica “Disputa de poder” da cantora Simone, “eu quero ver aonde essa porra vai parar”. Se temos tanto dinheiro para ser investido em estádios por que esse maldito dinheiro não esta sendo investido na educação, na saúde e no combate a pobreza? Eu gostaria de saber quem disse ao presidente Luiz Inácio que o Brasil tem infraestrutura suficiente para sediar uma copa, os responsáveis por isso são um bando de seres débeis e que só serviram para deixar como legado do governo Lula esse enorme problemas. Isso sem falar nos gastos com as olimpíadas.
O problema não é a copa, não é o futebol, o problema é falta de vergonha na cara do governo Lula em enfiar o Brasil nessa situação. Nós somos um país que não pode investir bilhões em construção de estádios, pois temos uma nação que é atendida precariamente nos hospitais, isso quando é atendida, temos escolas que mais parecem área de lazer, isso quando não são pontos de droga.
A copa no Brasil serve para mostrar para toda a nação o descaso do governo para conosco, não é a primeira vez que digo que estamos vivendo a “política do pão e circo”, aqui o nome apropriado seria “a política do bolsa família e futebol”.
Continuemos então todos a achar engraçado pessoas morrendo por falta de atendimento médico, de fome e vendo gerações sem uma educação de qualidade.
Comentários
Postar um comentário