Só o desarmamento não basta

 

O governo testa, outra vez, tirar as armas clandestinas das ruas, dessa vez, com uma campanha de desarmamento, mas será que essa campanha vai parar o contrabando ou policiais corruptos? A retirada das armas ilegais em circulação só estimula as ações de grupos que colocariam novamente as armas nas ruas.

Muitas pessoas que compram armas ilegalmente o fazem para proteger a si mesmas e aos familiares, pois depender do poder público é ser entregue à própria sorte. Seria mais útil investir o capital da campanha na polícia, melhorando o equipamento e aumentando o salário dos policiais, que, a partir do momento que obtiverem melhores condições de vida, se sentiram menos inclinados à prática de corrupção para conseguir uma renda digna.
Não adianta recolher as armas clandestinas no Brasil sem impedir a entrada de novas delas no país, a fiscalização das fronteiras deve ser intensificada, prejudicando o mercado negro de armas brasileiro. O aumento da fiscalização ajudaria a resolver outra questão no Brasil, a do poder paralelo exercido por traficantes e milicianos. A partir do momento em que esses criminosos possuírem menos armas, a polícia terá chances de derrotá-los, visto que hoje a polícia está em desvantagem frente ao arsenal criminoso.
A proibição da venda de armas não traria benefícios, uma vez que o comércio clandestino continuaria a existir, além disso, é necessário ressaltar que a venda legal de armas ajuda a controlar o número de armas registradas e o governo consegue uma quantia em dinheiro considerável, para ser investida em segurança pública, em razão dos impostos sobre esse tipo de produto.
Por mais que o resultado que o governo almeja atingir traga benefícios, isso nunca se concretizará enquanto os meios utilizados não mudarem. Para acabar com o mercado negro de armas, é necessário cortar os suprimentos que o abastecem, ou seja, cortar o mal pela raiz.

Ricardo Ribeiro 

Uma sociedade armada e consciente é muito mais segura do que uma sociedade desarmada e que perece nas mãos de bandidos que, muitas vezes, são alimentados por policiais corruptos.

Fernanda Roberta
 
O tema do desarmamento não é tão complicado, é simples e como tudo nesse mundo é algo que faz parte do sistema. A campanha do desarmamento pode ser sim algo benéfico, mas um problema facilmente identificado nessa campanha é o fato citado acima pelo meu amigo Ricardo, tal campanha apenas servira para impulsionar o tráfico de armas e uma vez que não temos policias remunerados dignamente, estes preferem praticar atos ilícitos para ter um complemento em sua renda.
O grande problema do Brasil é que o governo olha apenas para uma face do problema e se esquece de que a outra face pode ser pior do que a que esta em sua frente.

Rafael Marques

Comentários

  1. Eh...
    Em parte concordo com vocês, mas por outro lado discordo.
    Discordo da parte em que a Fernanda diz: " Uma sociedade armada e CONSCIENTE????
    Sinceramente, não seja leviã, em alguns posts atrás ficou claro que a nossa sociedade não possui a consciência necessária nem para votar, imagine para ter um objeto que pode tirar uma vida? Em uma explosão de sentimentos o ser humano é capaz de fazer coisas que, normalmente, não realizaria.
    Essas propostas que vocês apresentaram infelismente é algo distante da nossa realidade, aumentar a fiscalização nas fronteiras? Aumentar salários de policiais?
    Até mesmo parece que vocês não viram a situação dos bombeiros do RJ, olhe aquilo e veja se é possível tais mudanças que parecem simples mas que na prática se tornam difíceis. Ainda estamos em um país "democrático" em que ninguém poderia implantar tais medidas radicais pois no poder há quem consiga manipulá-las.
    Então sou a favor SIM do desarmamento, pois é uma medida que ao menos consegue reduzir o número de pessoas que perderam suas vidas patéticamente como ocorre em muitos casos, um exemplo foi aquele garoto americano que entrou em seu colégio e matou alunos que praticavam bullying contra ele... PARÁ néh, você acha mesmo que se este garoto não tivesse uma arma em casa ele teria matado-os covardemente?
    Acreditem o fluxo de armas vai continuar,vai continuar chegando arma na mão dos bandidos, e controle do número de armas pra que? pra descobrir quem tirou aquela vida (você só descobrirá se a arma for registrada e a maioria que irá matar não será arma registrada) isso tudo ainda é algo um pouco distante da mentalidade do nosso sistema pra ser tão radicalizada.
    Então comecemos dando este pequeno passo que já salva vidas

    "De grão em grão a galinha enche o papo"

    M.T.

    ResponderExcluir
  2. "a maioria que irá matar não será arma registrada" nisso concordo,mas se algúem quer realmente matar não vai ser uma arma que vai impedir.Uma pessoa pode matar a outra com uma arma,veneno ou na "porrada".As armas que abastecem o mundo do crime não são legalizada e são obtidas no mercado negro e até mesmo por policiais corruptos.A campanha do desarmamento desarma a sociedade e não bandidos.
    A população fica indefesa diante de mal feitores ficam com seus arsenias.
    Não se pode generalizar "nossa sociedade não possui a consciência necessária nem para votar" não são muitos a tem ,mas existe quem a possua.


    "É preciso não esquecer e respeitar a violência que temos. As pequenas violências salvam-nos das grandes." Clarice Lispector

    "Simplesmente não há comparação entre um homem que está armado e um que não está. É irracional esperar que um homem armado deva obedecer um que esteja desarmado, ou que um homem desarmado deva permanecer salvo e seguro quando seus servidores estiverem armados." Niccolò Machiavelli

    "Um homem não pode abandonar o direito de resistir àqueles, que o atacam com força, para lhe retirar a vida..." Thomas Hobbes

    "sendo razoável e justo eu devo ter o direito de destruir aquele que me ameaça com destruição." John Locke




    FERNANDA ROBERTA

    ResponderExcluir
  3. Rebatendo de acordo com os argumentos defendidos por Fernanda:

    1ºPrimeiramente, os impulsos de emoções são instantaneos e com uma arma na mão você pode tirar uma vida em um instante, o que ficaria mais dificil se você não a tivesse
    2ºA lógica é desarmar ao menos a sociedade, em uma sociedade armada é mais provável alguém ter um leve descontrole e acabar causando um desastre que arruine a sua vida, é provável que esse tipo de situação ocorra com bem mais frequencia do que a situação de alguém invadir a sua casa e tentar lhe assaltar.
    3ºQuem possue consciencia não tem uma arma em casa, pois reconhece seus perigos e suas consequencias, tiro isso por exemplos bem próximos e REAIS. E detalhe QUEM MATA NÃO É A MINORIA CONSCIENTE E SIM A MAIORIA INCONSCIENTE E ARMADA, dessa forma não estaria generalizando
    4ºSua violência não te salvará de grandes violências, apenas tornará a grande violência em gigantesca violência,não arruinando apenas a vida de um, e sim de ambos.

    Estamos falando de VIDAS e não de fantasias de uma realidade utópica, pare e pense profundamente o que é uma vida, pow é algo muito densa para ser simplesmente foiçada por medidas pequenas mas que poderiam ter sido tomadas.
    Então nessa situação qualquer medida que reduzisse, mesmo que miserávelmente, já valeria a pena.

    Não tenho frases filosóficas ou de grandes escritores para expor, tenho apenas a REALIDADE que está diante de nossos olhos e é o que realmente importa (ao menos ao meu ver), outras utopias, como as propostas por você, guardo para o dia em que o Brasil realmente funcionar, quando o nosso sistema mudar. Mas enquanto isso, sejemos realistas

    M.T.

    ResponderExcluir
  4. Só para acrescentar, nossa sociedade já está praticamente desarmada e mesmo assim você não vê revoltas nas ruas alegando que vidas foram tiradas simplesmente porque eles não possuiam uma arma.Ou seja, com a,liberação apenas aumentaria o fluxo de armas, aumentando as probabilidades de mortes. AUMENTANDO pois as que já ocorrem pelas mãos clandestinas continuaram ocorrendo.

    M.T.

    ResponderExcluir
  5. Resposta para M.T.

    Você disse que é a favor do desarmamento "pois é uma medida que ao menos consegue reduzir o número de pessoas que perderam suas vidas patéticamente como ocorre em muitos casos"

    Enquanto os brasileiros aceitarem propostas que não resolvam o problema de fato e só o contorne como essa camapanha de desarmamento quer fazer, o Brasil continuará a ser uma nação subdesenvolvida.

    A sua proposta e viável mas não muda a nossa REALIDADE, a mesma que você utiliza para defender a vã campanha do desarmamento, enquanto os brasileiro pensarem como você viveremos num país de tolos

    ResponderExcluir
  6. "Só para acrescentar, nossa sociedade já está praticamente desarmada e mesmo assim você não vê revoltas nas ruas alegando que vidas foram tiradas simplesmente porque eles não possuiam uma arma"

    Em que mundo você vive. Em que universo o Brasil já esta quase todo desarmado?
    Só de andar no meu bairro vejo bandidos exibindo suas armas e você diz que menos vidas serão perdidas se fosse proibida a venda de armas...

    Eu não consido expressar com palavras o quanto fiquei revoltado com seu comentario, se os criminosos podem ter armas para matar porque eu não posso ter para me defender?

    ResponderExcluir
  7. Não concordo, se tenho capacidade para rebater argumentos de vocês com fundamento, definitivamente não sou tolo.
    Realmente tal medida não acaba com o problema, concordo, mas ameniza.
    Se você for um ditador que consiga tomar o poder e fazer a mudança da forma que tem que ser feita, sem desvio do objetivo, aí sim concordarei com você, mas caso o contrário discordo plenamente. Como você não pode acabar de vez, ao menos de o primeiro passo. Assim como esse blog que não consegue conscientizar toda a população, mas ao menos é um ínicio. Imagine se o Rafael por saber que não irá atingir todo o público desistisse, ele estaria apenas deixando a situação como está, mas não, ele ao menos deu um passo, que apenas dá uma leve aminizada, mas que já é um começo, pois ele sabe que chegará lá com isso e o mesmo digo para a campanha, é apenas um passo que não resolve o problema, mas ao menos saberemos que estamos no rumo certo.

    Continuo com o meu dito...

    "De grão em grão a galinha enche o papo"

    M.T.

    ResponderExcluir
  8. Quando me referi que o Brasil está práticamente desarmado, me referi as armas legais, se você não foi capaz de notar.

    E sobre o seu comentário de como se defender, eu já havia descrito a resposta para isso acima

    M.T.

    ResponderExcluir
  9. As armas que você vê nas mãos dos bandidos do seu bairro com certeza não são legais, ou seja, faz parte do quadro "clássico" de violência por contrabando no Brasil que irá continuar a não ser, como eu já havia dito, que voc~e seja um ditador pra mudar radicalmente tal situação.
    Repetindo (porque acho que alguém não entendeu):
    "Ou seja, com a,liberação apenas aumentaria o fluxo de armas, aumentando as probabilidades de mortes. AUMENTANDO pois as que já ocorrem pelas mãos clandestinas continuaram ocorrendo."

    M.T.

    ResponderExcluir
  10. Esclarecimento a M.T

    Ser contra o desarmamento não é ser a favor de colocar armas nas mãos do povo,mas garantir a ele o direito de defesa.

    "Não tenho frases filosóficas ou de grandes escritores para expor, tenho apenas a REALIDADE que está diante de nossos olhos e é o que realmente importa (ao menos ao meu ver), outras utopias, como as propostas..."

    O que propus não é ,de maneira alguma, uopia e se você conhecesse mesmo a realidade,saberia o por quê muita gente é contra a campanha.

    Fernanda Roberta

    ResponderExcluir
  11. bla bla bla, por favor pare de repetir e repetir os mesmos argumentos que já cansei de esclarecer.

    Detalhe, essa situação é uma utopia se você não tem o poder real para realiza-lo... Tenho certeza que tal poder você ainda não possui, o dia que você possuir Fernanda, aí sim concordarei plenamente com suas propostas que são realmente perfeitas e lutarei ao seu lado.Suas propostas são como a constituição que é bela e maravilhosa, mas que não funcionam na realidade na qual o país se encontra atualmente.
    "muita gente é contra a campanha"... essas pessoas podem ter realmente feito uma profunda análise sobre o assunto mas esqueceram-se de relacioná-la com o real e o possível, pense um pouco. E só para esclarecer, não sou nem um pouco a favor do nosso governo, fico revoltada só de ver a situação que nos ronda, ah... como eu queria lutar por tudo que eu realmente acho que deveria mudar mas enquanto isso não ocorre eu atuo da forma como é possível com um pequeno passo mas que está próximo, a sua proposta é algo "orgasmático" (rsrsrs), um grande passo, mas que ainda está muito distante.

    Uma lição que meu pai sempre me ensinou foi:
    Antes um pássaro na mão do que dois voando...

    Fernanda você consegue acabar com o problema do aquecimento global de vez?
    Acho que não, mas mesmo assim (se você for consciente) você fará a sua parte, mesmo que pequena perto do problema
    A campanha é a mesma coisa, vai desarmar poucos, mas que já é um início para um grande problema

    M.T.

    ResponderExcluir
  12. Eu repito os argumentos que eu qiser quantas vezes eu achar necessário não venha você dizer o que deve sair da minha boca,"moro num país livre e pago meus impostos"(essa aprendi com meu namorado rsrsrs).
    Mas,falando sério,não acho que desarmar vai mudar alguma coisa,quem quer matar mata seja atirando ou jogando a pessoa da escada,quem mata não é a arma é quem atira.
    Essas medida não vai reduzir a violência,uma vez que as armas que estão nas mãos dos criminosos não são legais e muito menos irá impedir a obtenção de outras.

    Fernanda Roberta

    ResponderExcluir
  13. Tudo isso que você acabou de rebater, eu já havia esclarecido alguns posts antes, então acho desnecessário reexplicar algo que está respondido logo acima... tente ler novamente, quem sabe entenda :?
    Como seus argumentos não conseguiram acabar com os meus, então continuo com a minha opinião, sendo SIM a favor da campanha.
    Quando você tiver argumentos que realmente me convençam, retorne a me contatar e então discutiremos

    Até breve rsrsrs

    M.T. ou melhor K. Terra

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas