Fora dos trilhos


Nosso país ainda tem muitos problemas a resolver, um deles é a forma como realizamos o escoamento de nossa produção, nossa infraestrutura logística. Infelizmente, por conta do elevado custo de transporte nossos produtos acabam encarecendo e perdem competitividade no mercado internacional.
O Brasil possui uma malha rodoviária de aproximadamente 1.691.522 Km, sendo que apenas 202.589 são pavimentadas, ou seja, pouco mais de 10%. Esse dado absurdo mostra o porquê de os fretes serem tão caros e reflete também a dificuldade do produtor brasileiro em levar sua mercadoria até o porto.
Desde a década de 50, os governos passaram a dar ampla prioridade para as rodovias e se esqueceram de investir em um dos meios mais econômicos, o ferroviário. Atualmente o Brasil possui 29,8 mil quilômetros de ferrovia, número que chega a ser comicamente mínimo frente a importância desse meio de transporte.
Para termos um comparativo e entendermos também um dos motivos pelos quais os Estados Unidos são comerciantes por excelência, a malha ferroviária norte americana é dez vezes maior que a nossa. De acordo com a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), seria necessária uma malha ferroviária de 52 mil quilômetros para dar conta da demanda no transporte de produtos no país. A imagem à baixo mostra as malhas ferroviárias brasileira, chinesa, americana e russa.


Hoje, apenas 25% do que é produzido chega aos portos por trilhos, que é um dos meios mais econômicos. Apesar de a construção de ferrovias serem substancialmente mais onerosas, o retorno econômico compensa o gasto e aumenta nosso poder de competitividade no mercado internacional.
Após anos de descaso, o Governo decidiu dar um pouco de atenção para a modalidade, tendo anunciado investimento de R$ 91 bilhões e o planejamento de construir apenas 10 mil quilômetros até 2025. O problema é que o projeto anunciado em 2012 praticam ente não saiu do papel e poucas obras foram iniciadas.
Motivos políticos, como o fato de que a obra provavelmente não será concluída por quem a inicia, acaba desestimulando nossos governantes a realizarem grandes esforços na área, provando que não estão preocupados com o desenvolvimento do país, mas sim com sua imagem.

Comentários

Postagens mais visitadas