Série Candidatos: Aécio Neves


Em uma de minhas últimas postagens, comentei sobre o difícil cenário de analisar de forma igual os 11 candidatos à presidência da República. Pensando nisso, resolvi desenvolver uma série de postagens onde nos próximos onze dias irei expor aqui as propostas de todos os candidatos. Deixo claro que isso será feito de maneira resumida e que é de imprescindível importância ler os Planos de Governo de cada candidato e acompanhar atentamente os debates. A série será feita em ordem alfabética, iniciando então pelo candidato da Coligação Muda Brasil, Aécio Neves.

O senador e candidato a presidência da República Aécio Neves, possui uma grande experiência política apesar de ter apenas 54 anos. Natural de Belo Horizonte, o neto de Tancredo Neves passou a acompanhar seu avô aos 21 anos de idade e entrou de vez para a política. Foi eleito deputado federal em 1986, participou da Constituição de 1988, foi reeleito deputado por três mandatos consecutivos e por quatro vezes foi líder do PSDB na Câmara dos Deputados.
Em 2001, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, o marco de sua gestão foi a economia de R$ 100 milhões que a Câmara pode devolver ao Tesouro Nacional. Em 2002, foi eleito governador de Minas Gerais e sua marca foi o chamado Choque de Gestão para reorganizar o Estado. Em 2006, foi reeleito com 77% dos votos. Em 2010, Aécio foi eleito senador.
No site http://aecioneves.com.br/?utm_medium=menu, podemos encontrar de forma clara e objetiva suas propostas. Na saúde, o candidato fala em fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o Programa Saúde da Família (http://dab.saude.gov.br/atencaobasica.php). Outro ponto importante defendido pelo candidato é o apoio à Emenda Constitucional 29 (http://conselho.saude.gov.br/webec29/index.html).
No plano da educação, Aécio Neves fala de uma maior eficiência na execução de políticas educacionais e participação da União no financiamento da remuneração de professores da Educação Básica dos Estados e municípios. Fala também, da importância de professores preparados e remunerados adequadamente.
Quando o assunto é segurança, vemos críticas do candidato à omissão do Governo Federal, citando que é necessário que este apoie os Estados. Traz a ideia de criar o Fundo de Valorização da Polícia, para apoio aos policiais civis e militares dos Estados.
Na economia, setor delicado, Aécio tem o compromisso de combater a inflação e propor medidas de geração de emprego. No Plano é dito que o desenvolvimento será feito com um corte regional, possibilitando assim atender cada área conforme sua necessidade. O Plano ainda trata de questões como comércio exterior, emprego e renda macro e micro economia e outros adendos, todos bem explicados em http://aecioneves.com.br/propostas.html?utm_medium=menu.
Em sustentabilidade, o candidato tem a proposta de uma Política Nacional de Mobilidade Urbana, que iria priorizar o transporte público. Tem como foco também, a produção de energia limpa e renovável, e transformar o Brasil em uma Economia de Baixo Carbono (http://www.gvces.com.br/index.php?r=site/conteudo&id=157) e extinguir os “lixões”.
Nas relações exteriores, fica bem claro o compromisso em reestabelecer o interesse nacional e não ideológico. Revalorizar o Itamaraty e um ponto fundamental, recuperar os objetivos inciais do Mercosul, que se encontra travado, buscar flexibilizar suas regras a fim de poder avançar em negócios com terceiros países.


Estes são, resumidamente, as diretrizes gerais do Plano de Governo da Coligação Muda Brasil. Todos os temas estão explicados com maiores detalhes no site do candidato já citado à cima.
O perfil e as propostas de amanhã, serão da candidata à reeleição, Dilma Rousseff.

Comentários

  1. Aécio é o candidato com as melhores propostas e todas viáveis, sem querer mostrar o que é impossível de se fazer, logicamente o povo não pode esperar que nos primeiros 15 dias de governo todos os problemas sejam resolvidos, isso é um plano a longo prazo, 1 ano talvez 2, mas realista. Recuperar todo o retrocesso de 12 anos não se faz do dia para a noite.
    Abraço Rafael!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas