Série Candidatos: Eymael


O candidato a ter suas propostas expostas hoje é José Maria Eymael, do PSDC. Nascido em Porto Alegre, é formado em Direito e História Natural pela PUC-RS. Sua trajetória política não é muito extensa, seu primeiro pleito foi para a Prefeitura de São Paulo em 1985. Foi candidato a Presidência da República em 1998, 2006 e 2010. O único cargo eletivo exercido por Eymael, foi o de Deputado Federal por São Paulo em 1986 e reeleito em 1990.
As propostas do candidato Eymael foram colocadas nas Diretrizes Gerais de Governo, de formas simples, objetiva e sem muitas explicações. Um dos destaques vai para a proposta de uma política econômica voltada para o desenvolvimento e a geração de empregos, que seriam estimulados por sete pontos, entre eles incentivos para a construção civil e empreendedores e a instalação de Polos de Desenvolvimento, em parceria com os Governos Estaduais.
Assim como os outros candidatos, Eymael é defensor da Reforma Tributária. Quanto a segurança, cita o desenvolvimento de uma Política Nacional de Segurança Pública e a implantação de um Ministério da Segurança Pública. Na saúde, apresenta a Saúde Inteligente, que seria um programa com foco na prevenção de doenças.
Na educação, o candidato tem como alguns dos objetivos a ampliação da oferta de cursos técnico e profissionalizantes, ampliação de vagas nos cursos superiores de Universidades Federais e a introdução da disciplina Educação Moral e Cívica no ensino fundamental.
Uma novidade em seu programa é a ideia de construir um “Estado Servidor” e acabar com o “Estado Senhor”, que temos atualmente. Para se alcançar esse objetivo, seria necessário, de acordo com as diretrizes, que os cargos de gestão fossem cargos de carreira; que existisse uma auditoria independente das contas públicas; que houvesse planejamento; que o serviço público fosse aprimorado e fazer do tributo um instrumento de desenvolvimento e justiça social.


Essas são, resumidamente, as propostas do candidato José Maria Eymael, o próximo candidato será Levy Fidelix do PRTB.

Comentários

Postagens mais visitadas