Série Candidatos: Eduardo Jorge


Eduardo Jorge é o candidato à Presidência da República pelo PV (Partido Verde). Natural de Salvador, Bahia, Eduardo é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Entre os anos de 1983 e 2003, exerceu o cargo de Deputado Estadual e Federal quando ainda era filiado ao PT.
Exerceu dois cargos na prefeitura de São Paulo entre quatro prefeitos distintos. Foi Secretário Municipal de Saúde durante os mandatos de Luiza Erundina e Marta Suplicy, e Secretário do Verde e do Meio Ambiente nos governos de José Serra e Gilberto Kassab.
O Programa de Governo do candidato traz o compromisso de um desenvolvimento sustentável, explicando que é sim possível crescer pensando no meio ambiente. A ideia de reforma política também está presente no Programa, que prega uma “democracia representativa, participativa e direta e menos corporativismo, clientelismo e burocracia cada vez mais pesada e cara”. Ainda sobre a reforma política, uma das reformas propostas é um novo plebiscito sobre o parlamentarismo, o candidato acredita que tal mudança é necessária para acabar com o “atual modelo de presidencialismo imperial e centralizador que estimula o messianismo despotizador e regressivo”.
O candidato traz a proposta da existência de apenas 14 ministérios e uma maior independência dos Estados e municípios para agir. Um ponto interessante e pouco abordado em debates é a logística do país, Eduardo Jorge propõe o reavivamento e a construção de novas ferrovias, aprimora seu programa falando da reativação do tráfego marítimo para as regiões mais distantes do país e modernização dos portos.
No campo internacional, o Programa reconhece a posição de importância que o brasil deve representar e defende alguns pontos para desenvolver nossa política externa, entre eles, a prioridade de uma aproximação e acordo de livre comércio do Brasil com a comunidade europeia.
Para ter acesso a todo o Programa acesse: Programa Eduardo Jorge.

O próximo candidato será Eymael, do PSDC.


Comentários

Postagens mais visitadas