Série Candidatos: Luciana Genro


A candidata Luciana Genro, filha de Tarso Genro, iniciou sua vida política em 1994, quando foi eleita deputada estadual e em 1998 foi reeleita. Nesse período um fato importante ocorreu com a então deputada, fato que demonstra uma das grandes falhas do PT, partido ao qual a Luciana fazia parte. Em uma greve dos trabalhadores da educação no Rio Grande do Sul, estes mandaram ao governo do Estado uma série de reinvindicações e a bancada petista decidiu votar contra elas a pedido do governo do Estado. Luciana votou a favor e foi punida por seu partido.
Durante o governo Lula, foi expulsa do PT junto com outros políticos, como por exemplo, Heloísa Helena, por não estarem de acordo com determinadas atitudes do governo. Em 2005, era uma das fundadoras do PSOL. Em 2002, havia sido eleita deputada federal, ainda pelo PT e em 2006 foi reeleita pelo PSOL. Luciana Genro é formada em Direito e tem 43 anos.
O Programa de Governo de Luciana mostra seu tom logo na primeira frase: “um governo do PSOL promoverá mudanças estruturais na economia do país”. O tom é o do socialismo. O primeiro eixo do Programa, intitulado “Política Econômica e Modelo de Desenvolvimento”, traz duras críticas às medidas econômicas adotadas em nosso país e traz propostas de mudanças, como por exemplo, a modificação substantiva do sistema de alíquotas, que seria a cobrança de impostos de forma proporcional a renda.
Outra proposta, é a mudança na política de financiamentos do BNDES, de forma que não seriam mais concedidos empréstimos a grandes empreiteiras e multinacionais. A reforma agrária também está presente, assim como um forte combate sobre as exportações, com maiores taxas e o corte de incentivo público para setores voltados apenas para a exportação de commodities.
No segundo eixo, “Sistema Político e Democracia”, a candidata utiliza um exemplo infeliz, a Venezuela. Propõe uma reforma política real, acabar com o financiamento de campanhas por empresas provadas e completa afirmando que sua relação com o Congresso será com base na vontade popular.
No terceiro eixo, “Mais e Melhores Direitos”, a candidata traz o compromisso de implantar a Tarifa Zero nos principais centros urbanos, modificar o programa Minha Casa Minha Vida para que, segundo a candidata, deixe de ser uma mina de ouro para as construtoras e passe a resolver de fato a questão da moradia.
Na educação e na saúde, o compromisso é de ampliação dos investimentos públicos. A segurança pública passaria por uma mudança radical, também garantiria o direito a sindicalização e a greve. A candidata fala ainda de um fim da chamada guerra às drogas e coloca como passo inegável que seja adotada a descriminalização da maconha.



Essas são as propostas da candidata Luciana Genro, a próxima candidata aqui abordada será Marina Silva, do PSB.

Comentários

Postagens mais visitadas