Série Candidatos: Marina Silva


Marina Silva é natural do Acre, nasceu em 1958, é formada em História pela Universidade Federal do Acre, pós graduação em Teoria Psicanalítica pela Universidade de Brasília e em psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília.
Sua vida política começou ao lado de Chico Mendes, através da luta pela preservação da floresta e aos que habitavam os seringais. Em meados da década de 1980 participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre e filiada ao PT, concorreu pela primeira vez a um cargo público em 1986 como Deputada Federal, mas não alcançou a vitória. Dois anos depois conseguiu ser eleita a Vereadora mais votada de Rio Branco.
Em 1990, foi eleita deputada estadual no Acre, em 1994 eleita senadora do Acre e reeleita em 2002. Durante o governo Lula, foi nomeada Ministra do Meio Ambiente, cargo que ocupou de 2003 à 2008. Em 2010, foi candidata à Presidência da República pelo PV. Em 2011, decidiu criar um novo partido, a Rede Sustentabilidade que foi lançada em 2013 e por não obter assinaturas suficientes impossibilitou Marina de se candidatar.
Então, para as eleições deste ano, se uniu ao PSB para ser vice na chapa de Eduardo Campos. Após seu trágico falecimento, assume agora como candidata à Presidência. O Programa de Governo de Marina foi lançado oficialmente hoje, às 14 horas, extenso e completo, irei utilizar o resumo que se encontra no próprio Programa.
“Nosso programa, em seu Eixo 1, propõe uma concepção de Estado pautada pela participação, gestão competente e governabilidade fundada na transparência. Partimos da necessidade de devolver à sociedade a confiança na democracia e, para tanto, o primeiro desafio é superar a crise de representação por meio de um novo modo de fazer política. Para isso, propomos uma reforma na maneira de conduzir a administração pública, conectando-a com as necessidades de um Estado que se destine a servir a sociedade, e não dela se servir.
O Eixo 2 trata da economia para o desenvolvimento sustentável, cuja pujança potencial é desperdiçada pela ausência de políticas à altura da disponibilidade de recursos naturais e da existência de uma sociedade criativa e empreendedora. Planejamento, visão estratégica e condução rigorosa da política econômica podem criar o ambiente necessário a um novo ciclo de desenvolvimento, em novas bases e com novos horizontes. Com esse objetivo, nosso programa apresenta uma série de propostas de reformas microeconômicas capazes de trazer produtividade a todos os setores da sociedade brasileira.
No Eixo 3, concebemos educação, cultura, ciência e tecnologia e inovação como um único corpo estratégico, indissociável da cidadania plena e fundamento do desenvolvimento sustentável. A ênfase na educação pública de qualidade vai permear todas as políticas públicas do futuro governo.
O Eixo 4 trata de um compromisso sem o qual nenhum programa de governo faria sentido, por mais bem sucedido que pudesse ser nos indicadores econômicos: o bem estar da população. As políticas sociais são o motor de uma visão de justiça e redução das desigualdades, pela garantia de acesso universal e digno a bens e serviços públicos relevantes, direito inalienável de cada cidadão. O compromisso com o fortalecimento do SUS, inclusive assumindo bandeiras da sociedade como o Saúde+10, está materializado em propostas que vão enfrentar o desafio de proporcionar ao povo brasileiro uma saúde de qualidade.
No Eixo 5 estão as propostas voltadas para um setor crítico e sensível da vida em nosso país: o meio urbano, onde estão 85% dos brasileiros. Aí está o painel mais doloroso de nossa exclusão social, da violência, de todas as assimetrias históricas do país e também da omissão do Estado, da falta de planejamento e do descaso com a qualidade de vida da população.
O Eixo 6, finalmente, trata do direito à cidadania plena, garantida pela Constituição a todos os brasileiros, porém, negada na prática, sobretudo a grupos e indivíduos mais vulneráveis e aqueles submetidos a injustiças históricas. É preciso aproximar cada vez mais o ideal constitucional do dia a dia do povo, até porque é do exercício ativo da cidadania, por todos, que advêm o aperfeiçoamento democrático e o funcionamento das instituições para o bem comum. Nesse eixo, nosso programa apresenta um conjunto de políticas públicas que vão reduzir as discriminações e estimular uma maior tolerância diante da pluralidade do povo brasileiro.”



Essas são as propostas de Marina Silva, o próximo candidato a ter suas ideias para o Brasil aqui apresentadas será Mauro Iasi, do PCB.

Comentários

Postagens mais visitadas